Tradicional Festa Italiana de Jundiaí começa neste sábado (18)


A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Colônia, promove de 18 de maio a 9 de junho a 32ª edição da Festa Italiana de Jundiaí que este ano tem como tema “Festa ! Encontro em Família”. As novidades ficam por conta da lasanha, risoto à bolonhesa e risoto de frango, na barraca da comunidade da Paróquia São Francisco de Assis e São Camilo de Lélis (Bairro do Tarumã), montada no lado externo da Cantina Piazza Vêneto, na Praça José Orlandi.

Apesar dos novos pratos e novidades, a Festa Italiana, que é conhecida por sua tradição, oferece aos visitantes ambiente familiar, música ao vivo e cardápio recheado dos sabores típicos da Itália. Para receber o público, o evento conta com dois ambientes, a Cantina Roma que trabalha com a venda de convites antecipados, e a Cantina Piazza Vêneto, com entrada gratuita. Abrindo o evento, a santa missa será realizada em 11 de maio, às 18 horas, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no sábado que antecede o início da festa, para que os voluntários que trabalham no evento possam participar.

Cantina Roma e Piazza Vêneto

A Cantina Roma tem funcionamento aos sábados das 19h30 às 23 horas, recebe 840 convidados por noite, com lugares demarcados, comida à vontade (exceto doces e bebidas) e música ao vivo. O cardápio é variado: entrada com pão italiano, sardella, antepasto de berinjela e azeitonas, em seguida o visitante degusta espaguete ao sugo, nhoque, frango empanado e frito, polenta frita, pizza de mussarela e pizza de calabresa.

Os visitantes da Cantina Roma cantam e dançam com muita música italiana. Na noite de abertura, 18 de maio, a animação fica por conta da Banda Felice Itália e os Três Tenores Brasileiros. No sábado, 25 de maio, é a vez do cantor Tony Angeli agitar o público. Em 1 de junho, Os Três Tenores Brasileiros retornam ao palco da Cantina Roma. Para o encerramento, em 8 de junho, Tony Angeli  retorna ao palco da Cantina Roma, prometendo música boa e muita alegria. Os convites podem ser adquiridos, ao valor de R$ 60,00, na secretaria da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que fica na Rua Humberto Primo, 103, Colônia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17 horas, aos sábados das 8 horas às 11h30. Para informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 11 4584-1406, celular/whats app 9 6687 8541 ou pelo e-mail pscjesus@uol.com.br.

Outro ambiente é a Cantina Piazza Vêneto, montada na Praça José Orlandi e com entrada gratuita. Com funcionamento aos sábados das 18 horas às 23 horas e domingos das 11 horas às 16 horas, conta com mesas e bancos para que os visitantes possam degustar os pratos no local. O cardápio é variado: antepasto de berinjela, espaguete e nhoque ao sugo, polenta onta (cremosa com molho bolonhesa), frango empanado frito, polenta frita, pizza de mussarela, pizza de calabresa, focaccia, espetinhos de carne e frango, lanche de calabresa, risoto à bolonhesa e risoto de frango, lasanha, batata frita, vinhos, água, sucos, refrigerantes, chopp e cerveja, doces italianos, crustuli e sorvetes, tudo com preços acessíveis.

O espaço também conta com música ao vivo, confira a programação:

  • Sábado, 18 de maio …………. FRED ROVELLA
  • Domingo, 19 de maio ………. RENATO GABBIANI
  • Sábado, 25 de maio …………. BANDA VIA ROMA
  • Domingo, 26 de maio ………. BANDA FINESTRA DEL CUORE
  • Sábado, 1 de junho ………….. BANDA VIA ROMA
  • Domingo, 2 de junho ……….. FRED ROVELLA
  • Sábado, 8 de junho ………….. BANDA FINESTRA DEL CUORE
  • Domingo, 9 de junho ……….. BANDA FINESTRA DEL CUORE

Comunidades e entidades 

Desde sua primeira edição, a Festa Italiana reverte verba para ações em prol das comunidades, pastorais, ação social, fabricação de fraldas geriátricas, além do suporte para as entidades assistenciais Bem-te-vi, Amarati, Luiz Braille, CESPROM (Centro de Scalabriano de Promoção ao Migrantes), ajuda aos migrantes haitianos, APAE de Várzea Paulista,  a Paróquia  São Francisco de Assis e São Camilo de Lellis, do Bairro Tarumã e a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José, do Bairro Cidade Nova.

Histórico

A Festa teve início em 1988 para marcar e comemorar o centenário da imigração italiana em Jundiaí. Com a realização do evento anualmente, a importância da imigração é relembrada, assim como os valores, costumes, tradição, cultura, culinária e origem. Desde o início, a festa conta com o trabalho e dedicação da sua colônia.

O trabalho dos voluntários sempre foi primordial para a realização da Festa Italiana. São meses de organização para que o evento alcance seu sucesso e, em maio e junho, oito dias durante os mais de 900 voluntários doam seu trabalho com carinho, dedicação e recebem os visitantes de toda a região com os braços abertos e muita alegria.

Saiba mais sobre a festa em www.festaitalianadejundiai.com.br ou facebook.com/festaitalianadejundiai.



What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments