Ipem encontra erro em 30% de produtos avaliados em Campinas – Economia


Supermercados estão na mira do Ipem 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), encontrou erros no peso anunciado, em relação ao real, em 33 de 110 produtos avaliados em supermercados pequenos e médios de Campinas. A operação “Pente Fino” foi realizada de 11 a 14 de março, na Semana do Consumidor.

Na cidade, foram 22 estabelecimentos fiscalizados, sendo oito autuados. Os produtos vendidos pesavam menos que o anunciado nas embalagens.

Um exemplo é uma broa de cenoura vendida no supermercado Paraná, no DIC 1. A embalagem anunciava 212 gramas, mas o peso real era de 190,2 gramas. O mesmo estabelecimento vendeu biscoitos do tipo “petit four” com peso anunciado de 116 gramas, quando na verdade a embalagem tinha 96,9 gramas.

O supermercado Pontel, no Jardim São Cristovão, uma embalagem de queijo parmesão de 186 gramas tinha 20,9 gramas a menos. O Ipem também autuou estabelecimentos que vendiam produtos sem indicação de peso. A lista completa de estabelecimentos e produtos pode ser obtida no site do Ipem.

“A operação Pente Fino teve o objetivo de fiscalizar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) era correspondente ao peso real do produto. Esta ação integra um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do Ipem, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado”, explicou o superintendente Ricardo Gambaroni.

Os estabelecimentos autuados têm dez dias para apresentar sua defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.


“O site não se responsabiliza pela opinião dos autores.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso.”

What do you think?

0 points
Upvote Downvote

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments